sexta-feira, 30 de abril de 2010

A Vida

A Vida é um sonho entre duas gotas de lagrimas.

Um dia você vai estar sozinho, vai fechar os olhos e vai ver tudo escuro. Em um novo momento você vai sentir um aperto uma pausa na respiração e vai torcer bem forte para ter o nosso mundo delicioso de novo. Mantenha calma é só passagem repentina para o outro lado escuro da vida. O enjoo que você vai sentir é arrependimento, a falta de fome que virá chamar-se tristeza. Sua boca vai ficar seca e vai tentar chamar por alguém mas não há ninguém solidário o bastante para sair correndo e te dar um abraço.O medo torna-se uma grande alegria, a tranquilidade o seu mau humor. Então quando os dias passarem nada de bom te acontecerá e ninguém te olhar com teus olhos encantados, você encontrará a famosa solidão. A partir daí o que acontecerá chama-se surpresa e provavelmente o remédio para toda essa sensação. Definitivamente é ir logo. Deixe tudo e siga.

domingo, 25 de abril de 2010

Liberdade de Imprensa

Imprensa

Liberdade de Imprensa - é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.
Liberdade de
imprensa é um dos princípios pelos quais um Estado democrático assegura a liberdade de expressão aos seus cidadãos e respectivas associações, principalmente no que diz respeito a quaisquer publicações que estes possam pôr a circular. Geralmente, refere-se a material escrito mas, segundo alguns autores, o termo imprensa pode, por vezes, alargar-se a outros meios de comunicação social. De qualquer forma, a liberdade de imprensa corresponde a uma garantia menos geral que a liberdade de expressão, que se aplica a todas as formas de comunicação. Cada governo tem competências para legislar em relação a esta matéria de forma a classificar os assuntos que devem ser do conhecimento público ou não, de acordo com os interesses governamentais.

Vivemos num mundo saturado de informação. Com a proliferação das das novas tecnologias e dos novos modos de difusão, a informação tornou-se muito mais acessível, ao mesmo tempo, tem-se também diversificado. A informação veiculada pelos principais meios de comunicação social é agora complementada pela difundida pela mídia participativa, tais como os blogues. Mas, apesar da evolução da imprensa e do jornalismo, certos princípios fundamentais conservam toda a sua importância. Ideias através de qualquer meio de expressão”, consagrado no artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Ao mesmo tempo, peço a cada um que exerça o seu direito de maneira responsável e, se possível, sem esperar ser pressionado pelos acontecimentos. A mídia exerce uma grande influência no comportamento humano. Por esta razão, como afirmou, recentemente, a Assembleia Geral, na resolução que cria o Conselho de Direitos Humanos, a mídia tem um papel importante a desempenhar na promoção da tolerância, do respeito e da liberdade de religião ou de crença.
A mídia não deve ser utilizada para incentivar, degradar ou propagar o ódio. Deve ser possível dar provas de discrição, sem prejudicar as liberdades fundamentais.

Neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, devemos nos conscientizar de que a mídia não pode se limitar a informar sobre as mudanças ocorridas, mas deve ser também, ela própria, um agente de mudança. Todos deveríamos ser gratos à imprensa pelo seu trabalho e pela sua imaginação. Espero que a mídia, quer as novas quer a tradicional, possa continuar a realizar o seu trabalho, livre de ameaças, medos e de qualquer outra limitação.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

ASSOMADA















Assomada é uma cidade, sede do concelho de Santa Catarina, no interior da ilha de Santiago, no Sotavento de Cabo Verde. Assomada fica a 36 km para norte da cidade da Praia, capital do país.
Na cidade de Assomada vive 14,2% da população do concelho de Santa Catarina. Assomada está subdividida em 22 bairros e tem uma área urbana edificada e loteada total de cerca de 213 hectares. Mantendo-se o actual ritmo de expansão espacial, prevê-se que em 2010 a superfície urbana possa chegar aos 550 hectares.
Assomada é um importante pólo comercial, onde se pode fruir uma atmosfera peculiar, num misto de urbe e campo. O centro da cidade revela uma forte presença de edifícios de estilo colonial
português, que testemunham o seu passado histórico. No entanto, partindo desse núcleo urbano, a cidade tem tido um crescimento notável desde a independência de Cabo Verde, em grande parte devido ao influxo de pessoas vindas do interior e das outras ilhas em busca de trabalho.



O mercado de Assomada é tido como o maior e mais concorrido de Santiago, com uma enorme variedade de produtos agrícolas e artigos diversos que se compram e vendem. A isto não será alheio o facto de nos encontramos no coração da maior e mais populosa ilha do arquipélago de Cabo Verde e no concelho de Santa Catarina, o "Celeiro de Cabo Verde.

Em termos culturais, merece especial destaque o Museu da Tabanca. Instalado no edifício da antiga Repartição da Fazenda e dos Correios, actual centro cultural Norberto Tavares considerado património histórico-cultural pelo seu traçado arquitectónico. O Museu da tabanca organiza exposições temporárias e diversos espectáculos, procurando promover e dinamizar a vida cultural no concelho de Santa Catarina e no interior da ilha de Santiago.

O museu tem também um valioso espólio de documentação escrita e gráfica sobre a tabanca, um original desfile local em que são ridicularizadas as figuras sociais tradicionais.